Deputado Gustavo Carvalho defende produtores de cal da Chapada do Apodi

O deputado Gustavo Carvalho-PSB está preocupado com a situação dos produtores de cal da Chapada do Apodi e por isso solicitou da governadora Rosalba Ciarlini e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Benito da Gama Santos uma atenção especial para o setor.

A produção da cal, notadamente no distrito rural de Soledade, vem sendo há muitos anos a principal atividade econômica e responsável pela geração de dezenas de empregos diretos e indiretos.

“O município de Apodi dispõe de uma rica jazida de calcário e há décadas explora o minério na fabricação de cal, que é responsável pelo aquecimento da economia de Apodi, mas, devido à falta de investimentos, incentivos e modernização, essa importante atividade está com os seus dias contados. Peço a atenção do governo do Estado para criar uma política especial de atenção à produção de cal na Chapada do Apodi”, afirmou.

 Gustavo Carvalho disse ainda que como o setor não recebeu investimentos e não se modernizou nos últimos anos, muitos produtores ainda produzem a cal de forma artesanal. Sem maldades, eles terminam praticando crimes que ferem o meio ambiente. “Isso pode ser resolvido com uma ação mais firme do governo do Estado, ajudando aos produtores a se modernizarem para a extração do calcário com novas técnicas e equipamentos modernos”.

Segundo o deputado, os produtores de cal da Chapada precisam do apoio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, do IDEMA e do IBAMA. ”Eles são trabalhadores que precisam sustentar suas famílias. São pessoas humildes que há muito tempo tiram seus sustentos da extração do calcário”, concluiu.
Fonte:  Diario de Natal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Famílias de Jucurutu enviam carta à Dilma atacando governo Rosalba

O Velho Apache Antenado e um conselho para Rosalba Ciarlini