Plano de Arborização de Mossoró resulta em mais de 80 mil mudas plantadas

Criado em 2006, o Plano de Arborização de Mossoró, mostra bons resultados.  O gerente da Gestão Ambiental, Mairton França, disse que a Prefeitura de Mossoró já plantou mais de 80 mil mudas na área urbana e rural no período de 2006 a agosto de 2011.





Sobre o trabalho que vem sendo desempenhado em Mossoró o gerente explicou que dentro do Plano Municipal de Arborização Urbana estão sendo desenvolvidos quatro programas: o Programa de Doação de Mudas, através do qual o cidadão pode adquirir gratuitamente até três mudas anuais; Programa de Arborização de Canteiros, que visa à ampliação da área sombreada da cidade; Programa Arborização Participativa que atende solicitações de comunidades rurais e urbanas para o plantio solidário com a participação da própria população e o Programa de Recomposição de Mata Ciliar do Rio Mossoró, na zona urbana da cidade, que atua em parceria com diversos órgãos.

Mairton desta que o trabalho na área de arborização tem sido um dos maiores que Mossoró já teve. O plano é abastecido pelo Viveiro de Mudas, que a Prefeitura mantém no bairro Pintos, à margem da BR-110, na saída para Areia Branca.

Segundo Mairton França no viveiro são produzidas cerca de cinco mil mudas por mês, desse número uma media de 70% são de diversas espécies nativas da região. “Na área urbana é priorizado o plantio de espécies nativas, considerando que estas são mais fáceis e menos custosas de manter além de não causarem impactos ambientais negativos”, disse.

O gerente acrescenta ainda que, a população tem participado ativamente da política ambiental do Município. Sendo este o resultado do trabalho de conscientização que acontece paralelo as ações práticas da Gestão Ambiental. As parcerias com órgãos ligados ao Meio Ambiente e gerências da Prefeitura de Mossoró, também, tem garantido a expansão desse trabalho.

A arborização participativa que abrange áreas urbanas e rurais, por exemplo, conta com a participação direta da população. “Sem a colaboração da sociedade não teria como a Prefeitura manter esse programa sozinha, já que não haveria como o Município manter a mudas”, destacou Mairton França.

Uma parceria com a Gerência de Educação resultou na realização de diversos projetos que foram desenvolvidos com os estudantes através de trabalhos realizados nas escolas. 

A Prefeitura de Mossoró atua também com o sistema de poda. A população deve solicitar quando necessário, evitando a poda incorreta.


Assecom/PMM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Famílias de Jucurutu enviam carta à Dilma atacando governo Rosalba

O Velho Apache Antenado e um conselho para Rosalba Ciarlini