Comante do Bombeiros diz que piloto foi héroi

O comandante do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, coronel Carlos Casa Nova, informou que as viaturas da corporação chegaram ao terreno baldio na avenida Boa Viagem, no Recife, por volta das 7h, e encontraram o avião da empresa Noair ainda em chamas. 16 pessoas morreram no acidente.




“Chegamos aqui e encontramos o avião ainda em chamas e foi muito difícil apagar o fogo, devido à grande quantidade de combustível que tinha na aeronave. Era muito difícil o trabalho de encontrar vítimas ainda com vida”, disse o coronel durante entrevista coletiva à imprensa no local da tragédia.



Segundo o comandante, o trabalho de combate as chamas durou cerca de 50 minutos. Nove viaturas dos bombeiros foram acionadas.



“A Secretaria de Defesa Social enviou todo o aparato necessário para os bombeiros chegassem o mais rápido possível. Infelizmente, não foi encontrada nenhuma vítima com vida”, afirmou Casa Nova.



Nenhum corpo foi retirado do local ainda. O Instituto Médico Legal (IML) e peritos da Aeronáutica estão fazendo exames no local.



O comandante considerou que o piloto do bimotor da Noair teve um “ato heroico” por conseguir

pousar em um terreno baldio em meio a uma região residencial, cercada de prédios. Um circo estava atuando na região até semana passada.





saiba mais



Estava no local?Envie fotos ou vídeos para o VC no G1

Veja galeria de fotos do acidente

Avião cai no Recife e deixa 16 mortos, diz Corpo de BombeirosVoos no Recife são mantidos sem alteração

Avião que caiu no Recife estava em operação há um ano, diz empresaA aeronave é um bimotor da empresa Noar Linhas Aéreas que partiu por volta das 6h51 do Recife com destino a Mossoró, com escala em Natal, conforme a Força Aérea Brasileira (FAB). Assim que decolou, o piloto informou à torre de controle que estava em emergência e tentou fazer um pouso forçado em um terreno próximo à praia de Boa Viagem, no Recife.



Testemunhas relataram aos investigadores da FAB no local que o avião explodiu.



A empresa Noar informou que o avião estava em operação há um ano. Segundo a assessoria de imprensa da companhia, os dois aviões bimotores LET-410 foram comprados novos na República Tcheca. A Noar começou suas operações diárias no Nordeste em 14 de junho de 2010.



Parentes

Segundo a assessoria do Aeroporto Internacional Augusto Severo, parentes de vítimas começaram a chegar ao aeroporto por volta das 8h e estavam sendo encaminhados ao auditório da Infraero. O aeroporto fica no município de Paranamirim (RN), a 18 quilômetros de Natal.



Investigação

A Anac informou por volta das 9h30 que estava apurando informações sobre a situação da empresa Noar e da aeronave.



O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) confirmou enviou uma equipe para iniciar as investigações para fins de prevenção. O laudo sobre as causas da queda ainda não tem prazo para ser concluído.



Nota da FAB

Leia abaixo a íntegra da nota da Aeronáutica sobre o acidente:

"O Comando da Aeronáutica informa que nesta quarta-feira, 13 de julho, às 06:51h (horário de Brasília), uma aeronave bimotor L410 da Empresa Noar Linhas Aéreas decolou do Aeroporto de Recife. Ato contínuo declarou estar em situação de emergência e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem.

A aeronave acidentou-se em um terreno baldio entre os bairros de Piedade e Boa Viagem, com totais perdas humanas e materiais.

No plano de voo foi informada a existência de 16 pessoas à bordo. Tal informação foi ratificada pela tripulação quando em contato inicial com a torre de controle, antes da decolagem.

A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Famílias de Jucurutu enviam carta à Dilma atacando governo Rosalba